Os melhores métodos para avaliação de desempenho

Primeiramente neste artigo será abordada a avaliação de desempenho, qual a importância e para que serve na empresa. Além disso será também feita uma análise aos métodos mais usados para que possa analisar e aplicar o que melhor se aplica à sua empresa.

O que é a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada para a gestão dos funcionários, podendo tomar a forma individual ou em grupo.

Esta ferramenta num período de tempo definido analise e realiza um diagnostico sobre o comportamento dos funcionários.

Este tipo de avaliação pode ser feito com uma periodicidade definida pela empresa.

Alem disso é através desta ferramenta que o RH consegue identificar as posturas profissionais, os conhecimentos técnicos bem como os tipos de relacionamentos entre funcionários.

Pretendo consultoriaEntre em contacto connosco ou agende uma reunião, nós temos uma solução. O futuro da sua empresa apenas depende de si.

Para que serve a avaliação de desempenho?

À primeira vista é através desta avaliação que a empresa consegue compreender e conhecer melhor a equipa. Além disso, a empresa consegue tomar decisões e planear melhor o futuro das equipas, com a gestão de expectativas de cada funcionário. Outro ponto a ser trabalhado são as necessidades/ problemas que possam ser identificados, sendo assim mais fácil de os resolver.

Ferramentas de apoio a motivação da equipa

Sob o mesmo ponto de vista é através destas ferramentas que os funcionários tomam consciência do seu trabalho, da sua importância, e podem trabalhar juntamente com a empresa os objetivos e expectativas.

Assim como é através desta avaliação de desempenho que muitas empresas elaboram o seu plano estratégico. Deste modo a avaliação de desempenho tem grande importância não só para a gestão dos RH, mas também para o sucesso da empresa.

Quais são os melhores modelos de avaliação desempenho?

À primeira vista Não existe o melhor modelo, nem tão pouco os que estão listados abaixo. Existe sim o melhor modelo para cada empresa, dependendo de como irá realizar esta avaliação se vertical ou geral.

Ademais esta decisão cabe a cada empresa a escolha do melhor modelo que se encaixe com as necessidades.

Serão enumerados 6 métodos de avaliação de desempenho.

2 . Avaliação por competências

Este modelo visa a avaliação das competências profissionais do funcionário.

Bem como através dela que a avaliação consegue aferir se o funcionário está a desempenhar um bom trabalho e se possui competências necessárias para o cargo e ou função que está a desempenhar.

Além disso, é um dos métodos mais assertivos pois através dela se consegue ajustar os conhecimentos que possuem com os conhecimentos necessários. Assim haverá um ajuste para bons resultados.

4 - Avaliação por escala gráfica de classificação

Antes de mais nada este tipo de avaliação, avalia em escala com indicadores já definidos, com uma variação de desempenho entre o mau e o muito bom.

Além disso, é um modelo de fácil avaliação visto que os indicadores já estão definidos antecipadamente.

Por outro lado é um modelo menos flexível e sem possibilidade de avaliar e detetar necessidades/ pontos mais específicos.

6 -Avaliação 360°

De antemão é um dos modelos mais eficaz, dado o seu feedback. Isto é, o funcionário é avaliado por todos à sua volta, desde gestão, colegas do mesmo setor ou diferente, clientes, entre outros.

Desta forma o funcionário tem uma visão de 360 sobre si, nas diferentes capacidades de atuação.

Este tipo de avaliação tem como objetivo a mudança de comportamento dos funcionários, para o desenvolvimento das competências profissionais.

Conclusão

A avaliação de desempenho é uma ferramenta fundamental para a gestão de uma empresa. O seu maior objetivo será o crescimento da organização, com a consciência dos funcionários do caminho a seguir. Todos a caminhar com um objetivo em comum. Outro objetivo importante é a qualidade dos serviços prestados.
Como já foi referido não existe o melhor modelo, mas sim o que melhor se encaixa na sua empresa.
Até o próximo artigo!

Os artigos mais lidos do no seu blog:

Incentivos Fiscais para as Empresas – Portugal 2020

Incentivos Financeiros para as Empresas – Portugal 2020 

Contacte-nos agora!

Elaboramos o seu plano de negócios que garanta o sucesso da sua empresa e a obtenção de apoios e/ou financiamento.

Conheça também os Sistema de Incentivos no âmbito do Portugal 2020 que poderão apoiar a constituição da sua empresa.

Este site usa cookies e guarda os seus dados pessoais para melhorar a sua experiência.