+CO3SO Novo programa de incentivos de Portugal

O que é +CO3SO

Acima de tudo o + CO3SO siginifica COnstituir, COncretizar e COnsolidar Sinergias e Oportunidades) é um conjunto de programas transversais e multissetoriais dedicados a empresas, entidades da economia social e entidades do sistema científico e tecnológico.

Além disso na prática o visa a criação de condições para o desenvolvimento social e económico dos territórios, com promoção de emprego qualificado e inovação e transferência de tecnologia.

Prevê-se avisos com orçamentos dedicados ao Interior do País, adaptados às necessidades específicas destes territórios.

Programas que integram +CO3SO

+CO3SO Emprego Apoio ao Emprego e ao Empreendedorismo no Interior

Antes de mais nada visa apoiar o emprego e o empreendedorismo. Bem como incluindo o empreendedorismo social, através do apoio à criação de postos de trabalho em pequenas e médias empresas(PME) e entidades da economia social.

Este instrumento vai mobilizar 240 milhões de euros de fundos europeus dos Programas Operacionais Regionais do continente, mais de metade dos quais para territórios do Interior, e criar mais de 3.800 novos postos de trabalho.

Os apoios consistem na comparticipação integral de custos diretos com os postos de trabalho criados, onde se incluem remunerações e despesas contributivas, bem como um apoio adicional de 40% para financiar outros custos associados.

A título de exemplo, uma empresa que contrate até três postos de trabalho pode beneficiar no máximo de 68.421,45 € nos três anos do programa.

Este montante pode atingir os 82.105,74 € nos casos de contratações feitas por uma empresa com menos de 5 anos de atividade.

Em projetos de Empreendedorismo Social ou na contratação de trabalhadores com condições especiais (pessoas com incapacidade, integrantes de família monoparental, refugiados, vítimas de violência doméstica…).

O +CO3SO Emprego tem três modalidades de operacionalização:

+CO3SO Emprego Interior,

+CO3SO Emprego Urbano

e +CO3SO Emprego Empreendedorismo Social,

Cada uma delas com duração máxima de 36 meses a partir da criação do primeiro posto de trabalho.

O programa também abrangerá estudantes que decidam iniciar a sua vida profissional nos territórios do interior.

Além disso, prevê ainda a criação de uma bolsa de emprego dedicada ao interior onde, quer trabalhadores, quer empresas podem colocar a sua disponibilidade.

Objetivo

Fixar pessoas nos territórios de baixa densidade, através da criação de emprego nas  pequenas e médias empresas com apoios diretamente associados aos postos de  trabalho criados

+CO3SO Novo programa de incentivos de Portugal

Projetos abrangidos

Iniciativas de microempreendedorismo, financiando a criação de postos de trabalho nos  territórios de baixa densidade e os custos associados aos postos de trabalho criados

Beneficiários

Pequenas e médias empresas (PME) enquanto entidades que,  independentemente da sua forma jurídica, exercem uma atividade económica no  mercado:

  • Empresas(Entidades que exercem uma atividade artesanal;
  • Entidades que exercem outras atividades a título individual ou familiar;
  • Sociedades de pessoas;
  • Associações que exercem regularmente uma atividade económica.

Beneficiários

Todos os que pretendam criar a sua própria empresa;

Desempregados inscritos há pelo menos 6 meses no IEFP;

Além disso, desempregados, com idade igual ou inferior a 29 anos ou com idade igual ou superior a 45 anos, inscritos há pelo menos 2 meses no IEFP;

Bem como desempregados, independentemente do tempo de inscrição no IEFP, quando se trate de pessoas com condições especiais como: serem beneficiários do rendimento social de inserção; serem vítimas de violência doméstica; refugiados, entre outras.

Juntamente cominativos ou desempregados com qualificação de nível 6 ou 7, residentes em territórios de baixa densidade;

Assim como pessoas que não tenham registo na Seg. Social nos 6 meses anteriores à contratação

+CO3SO Competitividade

É um programa de valorização do Interior.

Além disso centrado nas atividades e processos das empresas e entidades do sistema científico e tecnológico, suportado em dinâmicas instaladas nos territórios do Interior.

Visa promover a cocriação de conhecimento, inovação e valor na economia local.

Através do aumento do valor das atividades desenvolvidas pelas empresas, que exigirão emprego mais qualificado, tornando-se, por essa via mais competitivas.

Em última instância ambiciona-se a fixação e a atração de pessoas para os territórios do Interior, e a diversificação da base económica destes territórios, o que os torna mais resilientes.

+CO3SO Novo programa de incentivos de Portugal
+CO3SO Novo programa de incentivos de Portugal

+CO3SO Digital

Antes de mais nada é um programa de valorização do Interior.

Centrado na modernização e no aumento de eficiência nos setores do agroalimentar, saúde, turismo, automóvel, entre outros.

Foco  em tecnologias digitais emergentes (inteligência artificial, bases de dados de grande dimensão, sistemas robóticos, ou utilização de sensores para recolha de dados).

Bem como estes dois programas (+CO3SO Conhecimento e +CO3SO Digital) são alimentados pelos avisos disponibilizados através do +CO3SO Competitividade.

Além disso, estes incentivos vão mobilizar 50,5 milhões de euros, num investimento total de 76 milhões de euros, prevendo-se a criação de 424 postos de trabalho

Precisa de ajuda especializada, Consultoria, Fundos ou Incentivos?Agende reunião connosco e saiba como a nossa oferta integrada de serviços poderá ser a solução mais acertada para a sua empresa.

Os artigos mais lidos do no seu blog:

SIAC Qualificação

Lean nas empresas – Metodologia

Incentivos Fiscais para as Empresas – Portugal 2020

Incentivos Financeiros para as Empresas – Portugal 2020 

Contacte-nos agora! Elaboramos o seu plano de negócios que garanta o sucesso da sua empresa e a obtenção de apoios e/ou financiamento. Conheça também os Sistema de Incentivos no âmbito do Portugal 2020 que poderão apoiar a constituição da sua empresa.