Consultoria Externa: Devo ou não entregar projetos a equipas externas à organização?As questões a fazer no âmbito da consultoria externa? Em que produtos ou serviços apostar? Que mercados explorar? Quais as vantagens competitivas da empresa neste setor? O que procuram os nossos clientes?
Primeiramente a consultoria é um serviço de análise executado por meios próprios ou externos às empresas. Desde já os seus principais objetivos são melhorar os serviços e a produtividade das entidades. Em primeiro lugar, através da utilização de know-how específico que possa auxiliar os gestores na tomada de decisões.
Contudo, esta definição tem um carácter genérico e é importante detalhar mais o conceito. O que motiva uma empresa a contratar serviços de consultoria externa?
Com um panorama concorrencial cada vez mais exigente, as questões no dia-a-dia da gestão de uma empresa são vastas e complexas.
A necessidade das equipas se focarem no core business mostra-se mais importante do que nunca.

Quais as vantagens de adjudicação de projetos a consultores externos?
Foco e objetividade
Em primeiro lugar, a subcontratação da elaboração de um projeto em específico garante um maior nível de comprometimento com o sucesso. Isto é, comparativamente quando é realizado por consultores externos versus equipas da própria empresa. Devido ao fato de que o modelo de tomada de decisão dos consultores limita-se a fatores objetivos e racionais, ao invés das decisões tomadas por equipas internas que se encontram condicionadas por decisões emocionais e estruturas de poder já existentes.
Eficiência e eficácia
O nível de especialização de uma equipa de consultores externos permite a obtenção de resultados de forma mais rápida e com uma menor alocação de recursos. O comprometimento com as datas contratualizadas assegura um cumprimento dos prazos previamente estabelecidos.
A autonomia e independência da equipa garante o bom cumprimento de prazos e metas, mesmo com alterações na envolvente da empresa.
Risco reduzido
Sob o mesmo ponto de vista ao entregar o projeto a uma equipa externa, será possível reduzir os riscos associados à mesma.
Ao passo que em caso de insucesso da candidatura e inviabilização do projeto, isto é, a subcontratação possibilita à empresa não ter de manter custos fixos de recursos humanos contratados com o objetivo de desenvolvimento deste projeto.
Competência e experiência dos consultores
Simultaneamente o nível de experiência dos consultores externos com o tipo de projeto a realizar permite o seu desenvolvimento de uma forma mais objetiva e aproximada aos resultados.
Por outro lado, as equipas internas apesar de terem todo o know-how da área em específico podem estar demasiado focadas na micro-envolvente para serem objetivos.
Precisa de ajuda especializada, Consultoria, Fundos ou Incentivos?Agende reunião connosco e saiba como a nossa oferta integrada de serviços poderá ser a solução mais acertada para a sua empresa.
Consultoria Externa: Em síntese
Em suma, a consultoria externa implica um trabalho de parceria. Além disso o nível de especialização da equipa externa a subcontratar, as sinergias são fulcrais para o sucesso do projeto.
Frequentemente existe a hipótese dos consultores já terem uma vasta experiência no mercado em específico, ninguém melhor conhecerá os objetivos e metas a atingir do que a própria organização.
Todavia, o trabalho de equipa entre os consultores externos e a empresa revela-se como um dos pontos fulcrais para o sucesso de cada projeto em específico. Ao entregar projetos a equipas externas, para além de garantir maior sucesso, mantém o foco da sua equipa no core business da empresa.
