Coronavírus: Vamos dar o nosso melhor

Algo muito impactante está a acontecer com a humanidade, o Coranavirus é muito maior do que apenas uma gripe.

A OMS acabou de declarar uma pandemia do coronavírus, o que significa que muitos de nós poderíamos ser infetados. A maioria ficará bem, mas este vírus pode ser a diferença entre a vida e a morte para os mais vulneráveis.

Todos nós amamos alguém que poderia ser infetado

A Multifundos propõe que faça parte desta Missão .

Acima de tudo a nossa missão agora é nos mobilizar para DIMINUIR a velocidade com que o vírus se espalha, pois quanto mais lenta for a transmissão, mais possibilidade dos nossos hospitais terão para lidar com a pandemia e mais vidas serão salvas.

Com o possível isolamento de muitos países, como aconteceu com a China e Itália, a humanidade vai encarar um desafio gigantesco. Isso pode aprofundar nossos medos e nos afastar uns dos outros, ou nos unir em torno da compaixão e de um propósito comum. Nosso movimento pode ajudar a definir esse próximo passo.

O COMPROMISSO

1ºPARAR O VÍRUS

2º PROTEGER OS VULNERÁVEIS

3ºESPALHAR CONHECIMENTO

O Coronavírus não terá hipótese se nos juntarmos contra ele.

Sabemos que as ações que tomarmos coletivamente vão fazer uma ENORME diferença na velocidade com a qual o vírus se espalhará e na sua taxa de mortalidade.

Coreia do Sul um exemplo a seguir

Na Coreia do Sul, que foi atingida em cheio logo no começo, as pessoas se uniram para combater o vírus: pararam de ir a lugares com aglomerações de pessoas, ficaram em casa quando se sentiam doentes e foram testadas precocemente. Teve até gente fantasiada nas estações de metrô lembrando as pessoas de lavarem as mãos! E está funcionando — há uma redução de novos casos e as taxas de mortalidade são baixas.

Mas não se trata apenas de conter o vírus. Se todos nós nos comprometermos em proteger os mais vulneráveis e espalhar sabedoria durante esta crise, poderemos sair dela mais fortes e mais próximos que nunca.

Coronavírus: Vamos dar o nosso melhor
Coronavírus: Vamos dar o nosso melhor

China um caso de aprendizagem

Antes de mais  nada, já estamos a ver histórias impressionantes de esperança e liderança: em Wuhan, na China, voluntários entregaram bens de primeira necessidade nas emergências às pessoas na linha de frente de combate ao vírus; e, no mundo todo, corajosos médicos e médicas estão arriscando suas vidas todos os dias para salvar a vida de outras pessoas.

Portugal um caso muito próximo e real

Esta semana, eu, Orlando, levei um soco muito grande na barriga ao saber que um companheiro de outras lutas tinha sido infetado. Fala-vos do Pedro Simões que teve a coragem de torna a sua situação pública. Muitos vão dizer que o fez por fama, quem conhece o Pedro, sabe que é daquelas pessoas que quer mudar mundo. Acima de tudo o que ele realmente quer com isto é sensibilizarmos para um caso real.

Partilho aqui um resumo da entrevista do Pedro ao lifestyle da Sapo.

NÓS ESTAMOS PERANTE UMA CRISE SOCIAL, ECONÓMICA E DE SAÚDE PÚBLICA E AS PESSOAS AINDA NÃO PERCEBERAM ISTO.

NÓS CONTINUAMOS A TOMAR DECISÕES COM BASE EM ACHISMOS, EM VEZ DE OLHARMOS A LONGO PRAZO E TOMARMOS LOGO DECISÕES RÁPIDAS

Agora é a nossa vez de darmos o nosso melhor!

Recomendações da DGS

A DGS acompanha a situação da expansão do novo coronavírus e recomenda:

  1. Em Portugal, caso apresente sintomas de doença respiratória e tenha viajado de uma área afetada pelo novo coronavírus, as autoridades aconselham a que contacte a Saúde 24 (808 24 24 24). Caso se dirija a uma unidade de saúde deve informar de imediato o segurança ou o administrativo.
  2. Evitar o contacto próximo com pessoas que sofram de infeções respiratórias agudas; evitar o contacto próximo com quem tem febre ou tosse;
  3. Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes, com detergente, sabão ou soluções à base de álcool;
  4. Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir;
  5. Evitar o contacto direito com animais vivos em mercados de áreas afetadas por surtos;
  6. Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);
  7. Evitar o consumo de produtos de animais crus, sobretudo carne e ovos;
  8. Seguir as recomendações das autoridades de saúde do país onde se encontra.
Coronavírus: Vamos dar o nosso melhor

Os artigos mais lidos do no seu blog:

SIAC Qualificação

Lean nas empresas – Metodologia

Incentivos Fiscais para as Empresas – Portugal 2020

Incentivos Financeiros para as Empresas – Portugal 2020 

Contacte-nos agora! Elaboramos o seu plano de negócios que garanta o sucesso da sua empresa e a obtenção de apoios e/ou financiamento. Conheça também os Sistema de Incentivos no âmbito do Portugal 2020 que poderão apoiar a constituição da sua empresa.