EBITDA o que é? Como calcular o EBITDA em portugal

O que é o EBITDA?

Primeiramente O EBITDA, em inglês signifca Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações).

Este é um indicador financeiro na análise financeira de uma empresa ou organização através da demonstração de resultados.

O EBITDA é utilizado para financiar os investimentos em bens de capital financiar as necessidades de fundo de maneio, pagar impostos, cumprir o serviço da dívida e criar reservas.

Como calcular o EBITDA?

O EBITDA determina-se, a partir da demonstração de resultados, da seguinte forma:

EBITDA = Resultados antes de Imposto + Amortizações + Provisões

Este é o cálculo que tem de fazer para descobrir a eficiência financeira de uma empresa segundo as suas estratégias operacionais, avaliando apenas o lucro do negócio da empresa. Quanto maior for esse índice maior a eficiência financeira da empresa e vice-versa.

Para os analistas o EBITDA é muito importante pois demonstra o resultado antes de imposto da empresa,sem considerar as amortizações e previsões, despesas que não representam nenhum gasto para empresa, ou seja, não há saída de dinheiro.

Precisa de ajuda especializada, Consultoria, Fundos ou Incentivos?Agende reunião connosco e saiba como a nossa oferta integrada de serviços poderá ser a solução mais acertada para a sua empresa.

Para que serve este indicador?

O EBITDA ajuda a analisar o fluxo de caixa de uma empresa, medindo com maior precisão a produtividade e a eficiência do negócio.

Além disso, saber que a empresa dá lucro ou prejuízo é fundamental. No entanto, contar apenas com esse dado primário numa análise não é o melhor caminho para um bom diagnóstico financeiro.

O Ebitda ajuda a ir além da conjuntura de financiamentos e alavancagem em que a empresa está inserida e mostra com maior clareza a situação operacional.

Mas lembre-se que, ao pesquisar sobre uma empresa, o Ebitda é um indicador que deve ser usado em conjunto com outros números, como lucro líquido, evolução da faturação, situação dos custos, endividamento, entre outros.

Usar o ebitda como indicador da saúde financeira da empresaVantagens e Desvantagens

Existem vantagens e desvantagens no uso do Ebitda como medida da saúde financeira de uma empresa.

Na verdade, é essencial que você o utilize em sua análise, mas não dependa apenas dele. Se ele for incorporado a uma avaliação maior, que compreenda ainda números relacionados à alavancagem e ao lucro por ação, terá uma utilidade muito grande.

Abaixo, vamos desvendar os principais argumentos a favor e contra:

Vantagens

  • Oferece uma régua importante para o analista determinar a produtividade e a eficiência de um negócio. Além disso, já que retira da equação os efeitos de decisões contábilisticas e financiamentos
  • A evolução do Ebitda ao longo dos anos mostra aos sócios a capacidade da empresa em promover a entrega de resultados.
  • A comparação do Ebitda de diferentes empresas, inclusive de diferentes setores, fornece análise de competitividade. Visto que ao remover o impacto dos custos de financiamentos, que podem ser muito altos em indústrias pesadas e de tecnologia.
  • Essa comparação pode ser até de duas (ou mais) empresas de países diferentes. Visto que este é um indicador universal, especialmente porque deixa de fora fatores locais, como a tributação.

Desvantagens

  • O uso exclusivo do Ebitda como indicador elimina da lupa de análise, por exemplo, uma possível alta alavancagem que pode comprometer os resultados e o caixa no futuro
  • Uma empresa que investe em ativos financeiros para o seu futuro não terá esse esforço de economia recompensado pelo Ebitda e passará batido de um analista que se basear apenas nesse indicador
  • A liquidez de uma empresa não pode ser determinada pelo Ebitda. Visto que essa capacidade de converter investimento em dinheiro também é essencial para compreender o valor real da companhia
  • Investidores leigos podem não entender que um Ebitda positivo pode esconder prejuízo líquido da empresa.

Precisa de ajuda especializada, Consultoria, Fundos ou Incentivos?Agende reunião connosco e saiba como a nossa oferta integrada de serviços poderá ser a solução mais acertada para a sua empresa.

Precisa de consultoria especializada?