Empreendedorismo e o que é ser empreendedor

Antes de mais nada tenho sido confrontado várias vezes com perguntas sobre o que é o empreendedorismo e o que é ser empreendedor.

E sou, nesses momentos, sistematicamente confrontado com as diversas possibilidades de resposta que podem ser dadas a esta questão.

Além disso, estas  podem traduzir em perguntas como as que se seguem, entre outras certamente possíveis.

A economia e impacto no desenvolvimento de empresas

Antes de mais nada a economia é vista como motor de muitas coisas no nosso modelo de sociedade.

Além disso, tem levado a uma apropriação da terminologia em torno do empreendedorismo que leva frequentemente a identificá-la com o mundo empresarial, com a criação de negócios e empresas e com a figura do empresário.

Por outro lado, creio ser uma forma redutora de ver o empreendedorismo.

Pretendo consultoriaEntre em contacto connosco ou agende uma reunião, nós temos uma solução. O futuro da sua empresa apenas depende de si.

Quais são as facetas do empreendedorismo?

No empreendedorismo distingo duas facetas: uma faceta técnica e uma faceta pessoal.

Faceta técnica

A primeira é a mais estruturada e, de uma forma mais ou menos completa, de mais fácil definição. Permito-me defini-la -me defini-la como um conjunto de técnicas e procedimentos que podem ajudar a implementar ideias.

É ensinável. Ao ensiná-la não sabemos se vamos criar empreendedores mas sabemos que disponibilizámos para as pessoas um conjunto de ferramentas que lhes permite passar dos sonhos para as acções.

Faceta pessoal

Antes de mais nada esta faceta tem que ver com três ideias chave: a capacidade de questionar, a capacidade de sonhar e a vontade de fazer coisas. A capacidade de questionar leva à análise e ao aparecimento de problemas.

A existência de problemas estimula a criatividade e leva ao desenvolvimento de ideias passíveis de se constituírem como soluções para os mesmos. A existência de soluções desencadeia motivação para as  implementar.

Existem outras formas de empreendedorismo?

Entretanto visto desta forma, o empreendedorismo torna-se muito mais vasto e ultrapassa as fronteiras do mundo empresarial.

Ganha sentido falar em diversos tipos de empreendedorismo, entre os quais, naturalmente, o empreendedorismo social.

Que pode ou não passar pela criação de empresas.

O que nos leva de imediato à questão do tipo de empreendedor.

Os artigos mais lidos do no seu blog:

Os 7 Passos como internacionalizar o seu negócio

SIAC Qualificação

Lean nas empresas – Metodologia

Incentivos Fiscais para as Empresas – Portugal 2020

Incentivos Financeiros para as Empresas – Portugal 2020 

Contacte-nos agora! Elaboramos o seu plano de negócios que garanta o sucesso da sua empresa e a obtenção de apoios e/ou financiamento. Conheça também os Sistema de Incentivos no âmbito do Portugal 2020 que poderão apoiar a constituição da sua empresa.