Lean nas empresas – Metodologia

Neste artigo vamos abordar os 4 passos para implementação do Lean na sua empresa:

  • Diagnosticar
  • Planear
  • Implementar
  • Sustentar.

Caso tenha interesse nesta temática, ou a sua empresa esta perante problemas de produtividade ou eficiência recomendamos que leia este artigo.

Lean

Precisa de ajuda especializada, Consultoria, Fundos ou Incentivos?Agende uma reunião presencial ou online com um de nossos consultores

Qual é o primeiro passo?

Temos de iniciar esta processo pelo diagnóstico da situação atual da empresa, ou seja, analisar e medir o nível da empresa em termos de eficiência, principais perdas e oportunidades de melhoria. Para tal o lean utiliza um conjunto de ferramentas

de diagnóstico que irão aferir o estado lean de três áreas de uma empresa: as operações, as pessoas e infraestrutura de gestão.

No final da fase de diagnóstico teremos uma visão abrangente do estado atual da empresa, onde estão as principais perdas ou problemas, onde estão as oportunidades, onde estarão os principais custos e os principais desperdícios. Com o diagnóstico teremos também uma base de partida em termos de indicadores, que nos traduzem o estado actual em indicadores mensuráveis.

O LEAN entre agora na fase de Planeamento

Estando na posse de toda a informação relevante sobre o estado atual é necessário definir qual o estado futuro que a empresa pretende alcançar, quais são os seus objetivos com a implementação do lean, para assim definir uma visão e se poder efetuar um planeamento detalhado de toda a implementação lean.

Neste planeamento detalhado devemos ter em consideração: os recursos necessários, o tempo necessário para a implementação, os indicadores a usar para medir a evolução e a eficácia da implementação do lean, um plano de comunicação, a equipa que irá liderar e a equipa que irá acompanhar, que ferramentas lean utilizar para alcançar os objetivos e como a empresa irá conseguir envolver todos os seus colaboradores no espírito lean.

Sustentar a fase critica para muitas empresas na manutenção do processo de Lean

Podemos considerar a última fase da transformação lean, quando os responsáveis dos processos ou sectores da empresa assumem a responsabilidade do lean e da sua prática diária (sustentar).

Quando o lean deixa de ser um projeto e passa  a fazer parte do dia-a-dia e está corretamente implementado nos processos da empresa.

Com os processos optimizados e o lean a funcionar, o esforço agora é direcionado à continuidade, às melhorias e ações, prolongando no tempo os ganhos alcançados.

Nesta fase temos um refinar das operações lean e uma preocupação crescente na standardização dos novos processos. Finalmente devem ser criados objetivos anuais para a melhoria.

A gestão de topo deve criar os mecanismos para que o lean fique realmente incluído nos processos da empresa e faça parte da rotina diária dos colaboradores, pois só assim se consegue alcançar a sustentabilidade – ganhos de performance seguidos de uma prática diária dos princípios lean e suas ferramentas.

Precisa de consultoria especializada?

Precisa de ajuda especializada, Consultoria, Fundos ou Incentivos?Agende uma reunião presencial ou online com um de nossos consultores