O Impacto da liderança na gestão de RH

Neste artigo será abordado o impacto da liderança na gestão de recursos humanos, com foco no papel do líder e no papel do Gestor. Serão abordados alguns autores de referencia que abordam este assunto.

O Impacto da liderança na gestão de Recursos Humanos

Segundo o PMBok (2013), a liderança é uma das principais competências, sendo evidenciada como uma das habilidades interpessoais de um gestor de projetos.
A equipa de gestão de projetos tem de ter forte capacidade de liderança, pois esta é a responsável pela gestão do projeto.

Gestão e Liderança

Segundo o PMBok (2013), a gestão e a liderança têm de ter em conta pontos como influenciar as equipas de trabalho sempre que possível, tendo sempre em conta que os recursos humanos são um ponto fulcral no projeto, e é através destes que se consegue um bom trabalho/ projeto.
Segundo o PMBok (2013), as habilidades usadas com maior influência incluem a liderança

“Os projetos bem-sucedidos requerem habilidades sólidas de liderança. A liderança é importante em todas as fases do ciclo de vida do projeto. Existem muitas teorias de liderança que definem os estilos de liderança que devem ser usados para cada situação ou equipe conforme necessário. É especialmente importante comunicar a visão e inspirar a equipe do projeto a alcançar o alto desempenho.”

(PMBok (2013), p.284).

Liderança

A liderança também é abordada no apêndice do PMBok (2013), onde se referencia que Liderança “envolve a concentração dos esforços de um grupo de pessoas na direção de um objetivo comum, habilitando-as a trabalhar como uma equipe.
Em termos gerais, liderança é a capacidade de executar por meio de outros. Respeito e confiança, ao invés de medo e submissão, são os elementos chave para uma liderança eficaz. Embora seja importante em todas as fases do projeto, a liderança eficaz é crítica nas fases iniciais de um projeto, quando a ênfase está em comunicar a visão e em motivar e inspirar os participantes do projeto a alcançar um alto desempenho.” (p.513)
O objetivo deste artigo vincula-se com a necessidade de entender a diferença entre liderança e a Gestão. “A Liderança é um dos assuntos mais importantes e, por consequência, mais pesquisados na área de gestão e organizações. O interesse não nasce apenas em meio acadêmico, mas também dentro das próprias organizações.” (Mumford et al., 2009)

Precisa de ajuda especializada, Consultoria, Fundos ou Incentivos?Agende reunião connosco e saiba como a nossa oferta integrada de serviços poderá ser a solução mais acertada para a sua empresa.

Liderança VS Gestão

Existem vários autores que defendem a diferença entre a liderança e a gestão. Os autores Bennis e Nanus (1985) entendem que

“gerir consiste em provocar, realizar, assumir responsabilidades e comandar.”

Os autores defendem ainda que

“liderar consiste em exercer influencia, guiar e orientar. Os gestores são as pessoas que sabem o que devem fazer.”

Bennis e Nanus (1985)

Diferenças entre Líderes e Gestores

Os autores Bennis e Nanus (1989), invocam as diferenças entre líderes e gestores, e estes diferem em relação aos horizontes temporais, a nível do contexto, grau de inovação, e como questionam as coisas.
Kets de Vries (2001) enumera alguns pontos de diferença entre líderes e gestores:

LíderesGestores
interessam-se pelo futurointeressam-se pelo presente
respiram a mudançapreferem a estabilidade
pensam no longo prazo atuam no curto-prazo
são cativados por uma visãopreferem a execução
tratam do “porquê”Tratam do "como"
sabem como empoderar os subordinadospropendem para o controlo
sabem como simplificarapreciem a complexidade
confiam na intuiçãoprezam a lógica
 têm uma perspetiva societal alargadapreocupam-se com a organização

A liderança e a gestão podem se reunir numa mesma pessoa?

Ao analisar os pontos anteriores poderemos questionar se a liderança e a gestão podem se reunir numa mesma pessoa? Autores como Zalesnik (1977), expõe uma resposta negativa a esta pergunta, o autor afirma que a diferença entre as duas resulta em diferentes experiências de vida e de personalidade.

Num artigo escrito por Zalesnik (1977), com o título “Manager and leader: are they diferent?” o autor defende que lideres e gestores são pessoas muito diferentes: a motivação e a história de vida, influenciam a forma de pensar e agir. Deste modo o gestor pela perspetiva de Zalesnik (1977), defende que os gestores são pessoas mais conservadoras e mais analíticas, perante os factos reagem e adaptam-se, não tendo uma perspetiva de os transformar ou alterar.

Por sua vez os líderes são pessoas mais criativas, com estilos mais imprevisíveis, tornam-se mais intuitivos do que racionais, os lideres em vez de se adaptarem como os gestores, preferem transformar o estado das coisas. (Zalesnik (1977)

O Impacto da liderança na gestão de Recursos Humanos

“Nesta perspetiva as organizações/ empresas necessitam de analisar bem estes dois tipos de pessoas, combinando assim forte liderança e forte gestão, tentando usar uma “balança” para medir o mais importante.”

Kotter (1192)

Dupla liderança - gestão

Existem mais autores a defender que não é possível a dupla – liderança e gestão – na mesma pessoa, como por exemplo House e Aditya (1997),

“alegam que é possível aos gestores serem líderes, e aos líderes serem gestores. Os gestores tornam-se líderes proporcionando visão, direção, estratégia e inspirações às suas unidades organizacionais e comportando-se de maneira que reforce a visão e os seus valores inerentes.”

Mascarenhas (2011)

Outras Opiniões

Todavia a posição de liderança/ gestão não é consensual, autores como Adair e Reed (2006), afirmam que a

“gestão visa alcançar objetivos estabelecidos por outras pessoas. Além disso, não há nada no conceito de gestão que implique motivar, criar um espírito de grupo quando este não existe, ou dar exemplos.

Se a motivação e o espírito do grupo existirem, então poderá haver gestores que de facto são líderes, especialmente se eles forem a fonte da motivação. Mas infelizmente, creio eu, é mais frequente a gestão estar distanciada das pessoas.”

Adair e Reed (2006)

Yukl (1998), refere que a distinção entre liderança e gestão é feita de forma simplista, e refere que as investigações devem continuar a ser exploradas, de forma mais complexa para se comprovar se de facto os dois papeis podem ou não coexistir na mesma pessoa.

A liderança na gestão de Recursos Humanos

Como conclusão a visão do líder e da liderança é visto de formas diferentes pelos diversos autores. No entanto todos demonstram a importância e o impacto que esta terá na organização.

Precisa de ajuda especializada, Consultoria, Fundos ou Incentivos?Agende reunião connosco e saiba como a nossa oferta integrada de serviços poderá ser a solução mais acertada para a sua empresa.