O que é internacionalizar?

Neste artigo vamos abordar de uma forma simples o que é internacionalizar que aspectos deve ter em conta.

Primeiramente o que é a internacionalizar?

Numa abordagem simplista e prática, podemos dizer que internacionalizar significa avançar para os mercados internacionais e aí fazer negócio. Simultaneamente essa abordagem aos mercados externos, para ser bem-sucedida, exige, por parte da empresa, alguns cuidados.

O quadro seguinte permite que  o empresário faça uma avaliação breve do potencial que a sua empresa ou negócio possuem para vingar.

Critério Decisivo para a Internacionalização Ponderação
Motivação do Empresário 35%
Estrutura Organizativa da Empresa 30%
Solidez Financeira da Empresa 20%
Pretensões de Evolução da Empresa no Processo de Internacionalização 10%
Experiências Anteriores, Contactos Prévios, Intenções 5%

Precisa de ajuda especializada, Consultoria, Fundos ou Incentivos?Agende reunião connosco e saiba como a nossa oferta integrada de serviços poderá ser a solução mais acertada para a sua empresa.

Os principais critérios a ter em conta na internacionalização

Ante de mais nada numa rápida análise do quadro acima exposto, verifica-se que os 3 principais critérios que contribuem para o sucesso de qualquer empresa em projetos de internacionalização são:

  • a forte motivação do próprio empresário
  • os meios Humanos e materiais corretamente organizados
  • a solidez financeira da empresa.

O envolvimento do empresário permitirá a rápida tomada de decisões e a motivação de toda a equipa.

Os meios e a sua organização são fundamentais para que o processo arranque e se desenvolva de forma estruturada para, a seu tempo, produzir resultados.

Bem como a solidez financeira, que inclui o acesso ao crédito, é importante porque qualquer processo de internacionalização exige investimento inicial e é lento a produzir resultados.

A empresa deverá ser capaz de suportar vários meses de investimento. Seja em desenvolvimento e/ou adequação de produtos. Sob o mesmo ponto de vista a contratação de equipas comerciais qualificadas, viagens aos mercados para expor os produtos em feiras e visitar clientes, na maioria das vezes sem conseguir resultados imediatos.

Multifundos O que é internacionalizar?

Como é que devo organizar a minha empresa para trabalhar com os mercados internacionais?

Não existem fórmulas mágicas que garantam o sucesso nos negócios, esta é convicção que a Multifundos tem com base nos diversos processos que acompanhamos ao longo dos últimos anos.

Este depende também de uma série de fatores externos e conjunturais e não apenas do Trabalho da própria empresa.

Mas há passos que se forem observados aumentam a probabilidade de sucesso da empresa.

Precisa de consultoria especializada?

Precisa de ajuda especializada, Consultoria, Fundos ou Incentivos?Agende reunião connosco e saiba como a nossa oferta integrada de serviços poderá ser a solução mais acertada para a sua empresa.