Os 5S do Lean

Neste artigo iremos abordar os 5S do Lean e da Gestão Industrial, trazemos este artigo devido aplicabilidade do mesmo em empresas do sector da industria portuguesa e que cada vez ganha mais força na componente de serviços.

Quais são os 5S e o que representam?

Seiri

Separar tudo que não é necessário apenas manter no local de trabalho aquilo que realmente é preciso. São exemplos desta etapa remover equipamentos e ferramentas não utilizadas, pastas e documentos não necessários, stocks e materiais obsoletos ou não utilizados no momento actual. Podemos ainda identificar todos os itens a remover (não necessários) com uma etiqueta vermelha, para sinalizar aquilo que está a mais nos locais de trabalho, que ocupa espaço, que impede os fluxos de materiais e pessoas, que provoca deslocações e erros desnecessários.

Precisa de consultoria especializada?Agende uma reunião presencial ou online com um de nossos consultores

This form is currently undergoing maintenance. Please try again later.

Seiton

Depois de retirarmos os itens desnecessários, vamos arrumar e organizar os itens necessários em locais de fácil acesso e bem identificados, de forma a evitarmos perdas de tempo à sua procura e em alcançá-los. Devemos também criar critérios – aquilo que usamos muito deve estar perto de nós e aquilo que usamos pouco, deve estar arrumado e de preferência não muito próximo do local de trabalho.

Por exemplo, um mecânico deve ter na sua bancada as principais ferramentas, mas as peças de substituição das máquinas deverão estar organizadas numa ferramentaria. Idealmente o mecânico deve trazer consigo as ferramentas mais utilizadas e nas máquinas devem estar colocadas ferramentas e peças mais usadas.

Seiso

Depois de retirar tudo aquilo que não é necessário dos locais de trabalho e destes estarem arrumados, vamos efeituar a limpeza, ou seja, vamos repor as condições iniciais e ideais, de forma a permitir o bom funcionamento dos equipamentos, um bom ambiente de trabalho e condições de higiene e qualidade.

Seiketsu

Depois de a parte “prática” estar implementada, temos de criar condições e normas para manter os benefícios alcançados. Temos de criar procedimentos e regras que nos ajudem a manter e tornar fácil a utilização dos 5S’s. São exemplos os planos de limpeza diários (5 minutos todos os dias para manter as condições), identificação dos locais, uso de cores, instruções de operação que incluam segurança, limpeza e gestão visual.

5s

Shitsuke

Finalmente a etapa que tem como objectivo a sustentabilidade da metodologia e criar a auto-disciplina individual de cumprimentos das práticas 5S’s. É sem dúvida a etapa mais importante porque permite garantir que os ganhos provenientes da implementação dos 5S’s se mantêm no futuro, mas também é a etapa mais difícil de implementar correctamente No sentido da sustentabilidade dos 5S’s e da manutenção dos ganhos alcançados, as equipas devem identificar formas de os 5S’s fazerem parte do dia-a-dia de trabalho e não serem actividades esporádicas, pela inclusão de actividades nas rotinas diárias (planos de limpeza), pela criação de auditorias 5S que procuram medir a implementação e também a procura constante de novas melhorias. A criação de indicadores 5S e quadros de gestão visual, também são formas interessantes de promover os 5S. Para quem lidera a implementação dos 5S’s, é importante saber que é necessária formação constante e  ser muito persistente. Podemos resumir os benefícios da implementação dos 5S’s da seguinte forma:

esquema

Finalmente umas palavras sobre como implementar: não existem receitas mágicas, cada empresa deve analisar o seu caso, mas o fundamental é começar e deitar mãos à obra. Os 5S’s são realmente simples e trazem inúmeros ganhos. Sugere- se que a empresa faça uma avaliação inicial do estado actual dos 5S’s, efectue um piloto 5S numa área da empresa, para depois avançar sustentadamente para as restantes áreas com um plano global de implementação dos 5S’s. Tirar fotografias do antes e depois, facilita a visualização das melhorias e dos ganhos alcançados.

Porque se aplicam as práticas dos 5S?

A implementação dos 5S pode ser iniciada de diversas formas e o seu sucesso dependerá da organização: consoante a formação dos colaboradores, a sua motivação e a resistência que pode ocorrer . Uma questão relevante será a formação específica ministrada que pode também auxiliar o sucesso de implementação.

Uma metodologia que pode auxiliar a implementação dos 5S é o PDCA, que pode ser planeado do seguinte modo:

  1. Definir a equipa de implementação (Plan);
  2. Elaborar um plano de implementação adequado a cada S;
  3. Divulgar o lançamento do programa 5S (Do);
  4. Ministrar treino e formação a todos os colaboradores envolvidos;
  5. Programar arrumação e limpeza dos postos de trabalho;
  6. Programar a organização dos postos de trabalho
  7. Recolher e analisar os resultados obtidos (Check);
  8. Avaliar o programa e tomar as medidas correctivas necessárias (Action).

Precisa de consultoria especializada?

Este site usa cookies e guarda os seus dados pessoais para melhorar a sua experiência.