Qual o papel do líder na gestão de equipas

Neste artigo será abordado o papel do líder nas equipas. Em que consiste a liderança e como potenciar e como gerir os estilos de relacionamento.

Qual o papel do líder na gestão de equipas

“A Liderança é um dos assuntos mais importantes e, por consequência, mais pesquisados na área de gestão e organizações. O interesse não nasce apenas em meio acadêmico, mas também dentro das próprias organizações.”

Mumford et al., 2009

Mais informação sobre liderança e gestão em O Impacto da liderança na gestão de Recursos Humanos

Qual o papel do líder na gestão de equipas

A LIDERANÇA…no Papel do Líder

Quando falamos em liderança estamos a falar frequentemente em gestão de equipas. Para que exista uma boa gestão é necessário que exista um bom nivel de cooperação entre as equipas.
Podemos dizer que nos dias de hoje, uma das condições necessárias para a implementação da gestão é a existência de um ambiente de confiança.
Empregados receosos têm comportamentos receosos, e o compromisso com a organização será mais baixo. A criação de equipas coesas só é possível se existir confiança entre os membros da equipa.
Não obstante os líderes têm de conhecer os seus funcionários para que exista um bom relacionamento e uma boa comunicação. Não existe uma boa liderança sem uma boa comunicação.

Como potenciar e aproveitar oportunidades das equipas?

As equipas têm de ser vistas como únicas, até mesmo porque são constituídas por elementos e cada elemento é único.
O líder tem de ter em conta as particularidades de cada um e ter em conta que as necessidades de um podem ser diferentes das necessidades dos restantes membros da equipa.

Características de um Bom Líder

Quando falamos que um bom líder é aquele que se consegue encaixar em cada um dos membros da equipa, estamos a falar que é necessário ter uma disponibilidade de ler cada elemento.

Temos de ter em conta a particularidade de cada um dos membros. Sabemos que existem membros mais calorosos e que gostam de conversar mais, no entanto existem outros que falam pouco e são mais tímidos. o tratamento destes membros não pode ser igual.

Para isso será necessário formação muitas vezes através de mentoring ou coaching, clique aqui para saber mais sobre este tema.

Precisa de ajuda especializada, Consultoria, Fundos ou Incentivos?Agende reunião connosco e saiba como a nossa oferta integrada de serviços poderá ser a solução mais acertada para a sua empresa.

GERIR ESTILOS DE RELACIONAMENTO

Fortes da Costa (2012) define 4 estilos de relacionamento entre membros de uma equipa. Claro que quando pensamos que na mesma equipa frequentemente possuímos diferentes ou até mesmo os 4 estilos de relacionamento, o papel do líder será dificultado. No entanto as equipas necessitam desta diversidade, e é ela que muitas vezes dá a dinâmica necessária as equipas.

Os quatro estilos são: Confidente, Entusiasta, Pensador e Dominador

Os Quatro Estilos

Enumerando alguns dos pontos mais marcantes de cada estilo:

  • Confidente – preocupação com a motivação da equipa (artigo de motivação)
  • Entusiasta- capacidade de criação e perspetivas futuras
  • Pensador – preocupação com questões mais éticas e com a organização
  • Dominador – preocupação em atingir os objetivos e metas propostas.

Isto não quer dizer que apenas apresentamos um estilo de relacionamento, muitas vezes estes estilos vão sendo modificados dependendo das situações.

ESTIMULAR COMPETÊNCIAS!

Primeiramente quando fala-mos em competências falamos da importância de as estimular de as trabalhar.

É importante que o líder de equipas tenha esta consciência e que promova e estimule as competências do grupo.

O trabalho das competências do grupo é fulcral para o desenvolvimento e maturação da equipa e consequentemente alcance o sucesso. Além disso esta é uma responsabilidade para quem tem o papel do líder.

Soft Skills

Trabalhar as soft skills da equipa é fulcral.

Ao passo que  necessitamos de entender o outro nas suas competências sociais para compreender as suas relações interpessoais.

Inteligência Emocional

Outro ponto a ser trabalhado é a inteligência emocional.

Além disso segundo Goleman é através desta análise que conseguimos identificar quem irá se desenvolver dentro das organizações.

Competências Sociais

Ao analisarmos as competências sociais, podemos evitar e fazer uma gestão de conflitos mais eficaz.

Comunicação

A comunicação e a escuta ativa são dois pontos muito importantes a serem estimulados na equipa.

A comunicação dentro do grupo é importantíssima, a compreensão da linguagem verbal e não verbal é a base para uma comunicação eficaz.

Quando existe uma compreensão do grupo.

Precisa de ajuda especializada, Consultoria, Fundos ou Incentivos?Agende reunião connosco e saiba como a nossa oferta integrada de serviços poderá ser a solução mais acertada para a sua empresa.

Conclusão

Em conclusão, é importante que o líder olhe para a sua equipa como única, e para isso é necessário dedicar algum tempo e energia à equipa. É através desta ligação, da experiência e do conhecimento da equipa que o líder pode potenciar e desenvolver a equipa.

No processo de liderança não nos podemos esquecer que tão importante como liderar, é a perceção dos outros sobre o nosso poder de liderança.