O que é um Sistema de Gestão da Qualidade?

Antes de mais nada explicaremos neste artigo, o que é e para que serve o Sistema de Gestão da Qualidade (conhecido pela sigla SGQ). Mas você sabe o que é SGQ e qual a importância desse sistema para o sua empresa?

Antes de mais convêm ressalvar que em qualquer empresa, indústria ou sector de atividade, a qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente com as perceções de cada indivíduo.

Para que serve o SGQ?

Primeiramente, o Sistema de Gestão de Qualidade é uma ferramenta que traz controlo e padronização dos processos. Além disso, permite também a avaliação da eficácia das ações tomadas, com foco na satisfação do cliente. Bem como na procura  da melhoria contínua da prestação respectiva aos produtos ou serviços prestado pelas entidades.

Quais são os benefícios da certificação do SGQ com base na ISO 9001:2015?

A certificação ISO 9001 ajuda as organizações a desenvolver e melhorar o desempenho, demonstrando altos níveis de qualidade ao oferecer as suas propostas de contrato. A certificação ocorre após uma conclusão bem-sucedida de uma auditoria da norma ISO 9001 e permite à organização:

  • Antes de mais nada melhorar o desempenho da Organização
  • Além disso, tratar os riscos e oportunidades;
  • Bem como alcançar novos mercados
  • Assim como, uma confiança acrescida nos processos de conceção, planeamento, produção do produto e/ou fornecimento do serviço;
  • Orientar o foco da organização no aumento da satisfação do cliente;
  • Por fim, cumprir requisitos legais e regulatórios
  • Identificar e solucionar riscos

Quem gere as regras do SGQ?

O organismo que dita as normas desse Sistema de Gestão é a International Organization for Standardization, com sede em Genebra, na Suíça. A norma NP EN ISO 9001 é talvez a mais popular e utilizada pelas empresas, especificando os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) utilizado em inúmeros países do Mundo.

A sua empresa merece mais!Entre em contacto connosco ou agende uma reunião, nós temos uma solução. O futuro da sua empresa apenas depende de si.